quarta-feira, 2 de julho de 2014

Quem foram os construtores das piramides do Egito?

7. As pirâmides não foram construídas por escravos.

Peter M. Wilson / Corbis
A vida de um construtor de pirâmides certamente não foi fácil  esqueletos de trabalhadores mostram comumente sinais de artrite e outras doenças, mas as evidências sugerem que os túmulos em massa foram construídos não por escravos, mas por trabalhadores pagos. Estes trabalhadores das construções antigas eram uma mistura de artesões qualificados e temporários, e alguns parecem ter grande orgulho em seu ofício. Graffiti encontrado perto dos monumentos sugere que muitas vezes atribuídos nomes humorísticos para as suas tripulações, como os "Bêbados de Miquerinos" ou os "Amigos de Khufu." A idéia de que os escravos construíram as pirâmides ao estalo de um chicote foi evocado pela primeira vez pelo historiador grego Heródoto no século V aC, mas a maioria dos historiadores agora rejeita a ídeia como mito. Enquanto os antigos egípcios certamente não eram avessos a manter escravos, eles parecem ter usado principalmente como mãos de campo e empregados domésticos.

Houve um tempo em que a teoria usada para explicar a construção das pirâmides do Egito era a utilização de milhares de escravos, que eram forçados a trabalhar dia e noite esculpindo e  carregando, basicamente através da força bruta, grandes blocos de pedra até que a pirâmide tomasse forma.
Depois de inúmeras pesquisas feitas  por respeitados arqueólogos,  a teoria mais aceita hoje é de que as Pirâmides teriam sido construídas por trabalhadores livres e assalariados, que trabalhavam de forma espontânea por um determinado período de tempo. Quando voltavam à sua localidade de origem, geralmente a zona rural, sentiam-se felizes por terem participado da construção e terem aprendido e vivido novas experiências.
Segundo estudos, o ritmo de trabalho era intenso, não parando nem mesmo à noite, pois o turno era de 24 Horas, sendo os trabalhadores agrupados segundo suas habilidades.

Pesquisas revelam que as pirâmides foram construídas em torno de 2500 anos antes de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário